Paraty
O município de Paraty terá seu primeiro evento de moda da cidade, que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de agosto. O "Paraty Eco Fashion" tem como idéia central mapear iniciativas que valorizem o patrimônio cultural, material e ao mesmo tempo estimulem propostas inovadoras para a cadeia produtiva com sustentabilidade para as comunidades tradicionais.
Pensando em aproximar as mãos que plantam, colhem, fiam, tecem, bordam, costuram, tingem com as mãos dos que desenham, criam, confeccionam e vendem o Instituto Colibri criou um grande encontro entre as comunidades tradicionais, estilistas, designers e estudantes que tenham em mente um novo olhar para o mundo da moda.
Equipes de faculdades, cursos de moda e ateliês de diversas cidades de Santa Catarina, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo estarão em Paraty para mostrar que é possível pensar a moda de maneira sustentável.
Quatro equipes, entre as 21 inscritas e selecionadas, se propuseram a interagir com comunidades tradicionais de Paraty: três com comunidades caiçaras e uma com a comunidade quilombola. Há uma especialmente voltada para a cultura indígena e que desenvolve trabalhos com os Guaranis e Kalapalos de São Paulo, e irá interagir com a comunidade indígena Guarani de Paraty. Há ainda trabalhos com as rendeiras de Santa Catarina, o artesanato do Cerrado, a renda e tecidos dos terreiros de Candomblé.
Além disso, profissionais renomados do mundo da moda, que também comungam da idéia da moda socialmente e ecologicamente corretas, estarão presentes para analisar os trabalhos e compartilhar suas experiências. Entre eles estão os estilistas Lena Santana e Caio Von Vogt, criador do primeiro tecido 100% ecológico e orgânico do mundo, o Eco Vogt.
O Paraty Eco Fashion contará ainda com importantes parceiros, entre eles o Instituto E e o Instituto Zuzu Angel que acompanhará de perto o desenvolvimento do trabalho realizado pela Equipe Trama Feminina na comunidade do Quilombo do Campinho.
Paraty será a passarela acima de tudo para uma grande vivência cultural que promete gerar como fruto a visibilidade e a criação de referências para novas experiências mundo afora.
Colaboração: Jornal Diário do Vale - diariodovale.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário