18 de nov. de 2011

Bloco Afro Ilú Oba de Min se apresenta em Indaiatuba

Publicado: Sexta-feira, 18 de novembro de 2011 por Camila Bertolazzi
A manifestação comemora o Dia da Consciência Negra.
Em comemoração à Semana da Consciência Negra, Indaiatuba recebe no sábado (19 de novembro), às 11 horas, o Bloco Afro Ilú Oba de Min, na praça Dom Pedro II, no centro.
O bloco é uma intervenção cultural baseada na preservação de patrimônio imaterial que leva à região urbana a beleza de antigas tradições. O trabalho é coordenado pelas arte-educadoras e musicistas Beth Beli e Adriana Aragão, que desenvolvem pesquisas sobre matrizes africanas e afro-brasileiras há mais de 20 anos.
O grupo objetiva a inserção de mulheres, crianças e adolescentes por meio da arte na cultura negra e no estudo das influências africanas na cultura brasileira. A finalidade desses estudos é apropriar-se da história e recontá-la a partir da memória musical, corporal e artística existente no Candomblé, no Jongo, no Maracatu, na Ciranda, entre outras expressões genuínas da cultura popular. A repercussão do projeto, desenvolvido há seis anos na metrópole, atraiu no carnaval de 2011 um público de cerca de seis mil pessoas, algumas vindas de outros municípios e estados especialmente para esta manifestação.
O projeto Bloco Afro Ilú Oba De Min com sua proposta inovadora tornou-se referência étnico-cultural e educativa e foi premiado pelo Prêmio Culturas Populares Mestre Humberto Maracanã 2008 – SID/MINC ao lado de grandes iniciativas culturais brasileiras; foi convidado no período do carnaval para apresentações no Carnaval de Blocos de Rua do Rio de Janeiro e Rio Bonito, Abertura do Carnaval de Santos, Sesc Bertioga, Sesc Pinheiros, Sesc Santo André e Carnaval de Itapecerica da Serra e está completando 200 apresentações por todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário