Casa de Metara comemora 14
anos com culto ecumênico
Um culto ecumênico formado por representantes da igreja católica, evangélica, do candomblé e do espiritismo pediu bênçãos à Casa de Metara no dia em que completou 14 anos.
A Casa de Metara é uma unidade socioassistencial da Prefeitura de Teresina, desenvolve ações educativas na busca da inclusão social com cidadania, de adolescentes e jovens que se encontram em situação de rua, trabalho infantil, drogadição, expostos às mais diversas formas de violência, com vínculos familiares e comunitário fragilizados e ainda em cumprimento de medidas sócio-educativas de liberdade assistida e Prestação de serviço à comunidade.
O projeto é mantido pela Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e Assistência Social( SEMTCAS), e conta como parceiro o Grupo Votorantim, atendendo 35 adolescentes encaminhados pelos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) ou pelo Conselho Tutelar.
Graça Amorim, secretária da SEMTCAS, lembra que em breve a Casa de Metara terá uma sede própria no Bairro Redenção e a ampliação do atendimento. "Nossa meta é atender 120 jovens. No novo espaço eles terão mais espaço para desenvolver atividades esportivas, pedagógicas e culturais. O projeto da construção do prédio prevê contempla todas estas atividades", destaca.
Na Casa de Metara, os adolescentes participam de atividades sócio-educativas que abrangem apoio pedagógico e visa o reforço do relacionamento com a comunidade e com a família. Na casa há instrutores para música, esporte , teatro e instrutor pedagógico.
Após o pedido de bênçãos do católico Frei Aguiar, do babalorixá Luandesey Ti Osum, do evangélico Pastor Carlos e do Espírita Coronel José Lúcio, houve apresentações artísticas, de dança das meninas da Casa de Zabelê e de teatro da Casa de Metara.
A coordenadora da Casa de Metara, Patrícia Torres, enumerou o trabalho desenvolvido no local graças a parceria da Prefeitura de Teresina com o grupo Votorantim "O grupo Votorantim contribui para que os serviços de atendimento dos adolescentes sejam intensificados através de práticas educativas, preventivas, terapêuticas e capacitação profissional. Isso fortalece a parceria com a Prefeitura de Teresina e permite a inclusão destes jovens", ressalta Patrícia.
O adolescente J. S. conta que a sua vida mudou após a sua integração ao grupo de meninos da Casa de Metara. "Agora a gente enxerga a vida diferente. Eu gostaria que outros jovens pudessem participar para diminuir a violência e o usos de drogas no Piauí", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário