17 de jun. de 2011

O CAMINHAR DA ARTE AFRO

I Jornada Severino Sombra - Tema: A Cultura Afro-Brasileira nas Diversas Áreas do Conhecimento
Vassouras
A Pró-Reitoria de Extensão Universitária promove, de 6 de junho a 3 de julho de 2011, a I Jornada Severino Sombra, inspirada na comemoração ao Ano Internacional dos Povos Afro-Descendentes. O evento possibilita o intercâmbio de saberes entre universidade, comunidades e entidades culturais. Serão 30 dias de atividades educativas, culturais, artísticas e esportivas, que contemplam três áreas: educação e cultura, inclusão social e saúde e ambiente.

Há 10 anos surgiu a Semana Severino Sombra, que teve início em 2001, para homenagear e manter a memória da obra de Severino Sombra de Albuquerque, fundador da instituição e devido à diversidade de temas explorados e discutidos ao longo do tempo, se transformou em jornada. 

A solenidade de abertura se deu com a presença  do Dr. Américo da Silva Carvalho, presidente da Fundação Educacional Severino Sombra; profa. Dra. Ana Severiano de Paiva, reitora da USS; prof. Dr. Marco Antonio Soares de Souza, vice-reitor e pró-reitor de Ensino de Graduação; profa. Consuelo Mendes, pró-reitora de Extensão Universitária; profa. Dra. Marise Maleck de Oliveira Cabral, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Aristides Praxedes Dias Neto, diretor da Região Centro-Sul da Secretaria de Estado de Educação.

As atividades têm o objetivo de alcançar, não só a comunidade universitária, mas a sociedade, como forma de contribuir na discussão e entendimento da identidade afro-descendente e sua valorização cultural. Promove-se, desse modo, no espaço universitário, o debate acerca da história e cultura dessas populações, como forma de estimular a pesquisas e o estudo que levem à construção de novas relações sociais.

O presidente da Fusve em seu pronunciamento se disse satisfeito por continuar o trabalho do general Sombra, e ver o envolvimento da academia. Este grande evento é motivo de orgulho, porque sabemos que crescemos e prosperamos dentro de um ideal que é semear a cultura, o ensino, a igualdade, e acima de tudo, primar pelo valor acadêmico, afirmou Dr. Américo Carvalho.

Professores, em parceria com alunos, desenvolvem programas articulados às áreas de extensão e de pesquisa que visam a estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico.

Em seu discurso, a profa. Ana Maria Severiano falou da celebração dos 14 anos da Universidade e fez um convite. Todos estão convidados para participar dessa Jornada de 30 dias que se abre, então, com o aniversário do General Sombra e que se fecha com o aniversário da Universidade. Sonho e sonhadores se juntarão, ressalta a reitora da USS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário